sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Fica a Dica

Vim fazer recomendações. Estou de férias (é verdade, agora tenho férias) e aí lembrei de algumas coisinhas legais, umas que já fiz e outras que ainda não fiz, mas quis sugerir.
Pra quem curte teatro como eu, tem Córtex do Teatro da Queda, no Gamboa até o dia 12/12. Este eu vi, gostei, aprovo, indico. Existe uma veracidade no espetáculo ao falar da vida de travestis, protitutas, gays que transcende a percepção comum do universo teatral que é conhecido como mágico e fantasioso. O espetáculo consegue mostrar que essas pessoas não são meros clichês e os desmontam contando suas histórias, suas dores, sofrimentos, alegrias, desejos, coisas inerentes a qualquer outro ser humano. Ah, eu adoro.
Tem também Os Cafajestes, que nunca vi, e me falaram bem e mal. É um musical antigo, mas como não vi, vou assistir e depois digo alguma coisa.
Um que eu quero ver mesmo é o espetáculo Joana D'Arc. Para quem não sabe, e resumindo bastante, Joarna D'Arc era uma francesa de uma família de camponeses. Religiosa como deveria ser toda mulher de sua época, dizia ouvir vozes que vinham do além, do céu, não sei, e com isso fez uma frente militar para resgatar a França, que neste momento havia se aliado com a Inglaterra, em sua decadência econômica na Guerra dos Cem anos. Gostaria de vencer e coroar logo o rei. Ouvindo então as vozes, convenceu com apenas 16 anos (não me perguntem como) o chefe militar, um tal de Baut...(não lembro mais) a lhe conceder um exército. Enfim, ganhou, coroou o rei Carlos. Depois, ainda tentou expulsar os ingleses de Paris (a menina era retada), mas seus soldados a abandonaram e ela foi queimada viva em praça pública, como bruxa, maluca e não sei mais o quê. Coitada. Então, voltando ao espetáculo, quero ver essa aí. Acho que vou esse final de semana. =)
Saindo de teatro, tem artes visuais. Abriu ontem AWA, de uma galerinha legal que se formou há pouco em Belas Arte e está expondo trabalhos de pintura, escultura e objetos lá no Espaço cultural da Câmara dos Vereadores. Sou suspeita p'ra falar, pois são meus amigos. Estive lá ontem, foi legal, não sei até quando ficam em exposição, mas se der, dê uma passadinha lá.
Abriu também, Desenho Novo no ACBEU, uma galerinha legal também, mas ainda não fui ver.
Cinema tem Besouro, que eu já vi, tem também Aquele querido mês de Agosto, que eu não vi. Ah, no Glauber os filmes estão baratinhos, vale a pena conferir.
Antes de fechar a agendinha de cinema, lembrei dos comentários que me fizeram sobre Besouro: "Horrível, nem vá ver", " Só fala de Candomblé", "Não tem nada de capoeira". Bom, eu fui ver. Fala sim de Candomblé, e o filme não é sobre especificamente capoeira, é sobre Besouro, uma figura importante na história do negro neste país, que além de jogar capoeira era filho de santo sim, e eu não vejo nada demais em explorar religiosidade, seja lá qual for. O que acontece é que o pré-conceito existe e Candomblé ainda é religião vista como coisa ruim, como maldade, como macumba. Muita gente veio p'ra cá me falar do pobre do EXU. Como todo santo, Exu serve p'ra alguma coisa, pois bem, ele é aquele que no Candomblé abre os caminhos. Aí vem alguém e desfaz dele, ele fica bravo, castiga. Vai dizer que nas religiões européias não é a mesma coisa? Quando você desfaz do santo, Deus não castiga? Castiga sim... Oxe!
No mais, nem sei... De música, tem o Baile Esquema Novo na Boomerangue, que eu adoro, mas não vou, porque estar de férias p'ra pobre não significa descansar, mas sim fazer uma graninha extra, portanto estarei ocupada o dia todo p'ra perder meu pé pulando de noite. Não dá. Mas sugiro que vão. Quem acha que Salvador não tem festa legal, tem sim, tem baile. Tem algumas coisas legais no Pelô, que eu não sei o que é, mas disseram p'ra eu ir.
Manu Chao veio correndo e saiu voando, que quando eu soube, já tinha ido. Uma pena. Pois bem... Divirtam-se.