sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Decida: o que você é?

Uma coisa que não acontecia há algum tempo se repetiu ontem à minha pessoa. Vieram me perguntar o que eu sou. Esta pergunta, apesar de ser fácil de responder, ainda é difícil para que as pessoas entendam. O que eu posso fazer? Continuar, ué...
Sempre desenhei. Encontrei um desenho aqui de quando eu tinha 4 anos. Bem elaborado para uma criança de 4 anos. Eu já sabia que trabalharia com arte, não tive muitas dúvidas no ano do meu vestibular. Passei em Artes Visuais e, amém, mesmo sem dinheiro, sou artista plástica. E gosto. Até demais. Aos 11 anos comecei a fazer teatro - antes dos 11, fazia teatro de bonecos para minha mãe -, continuei. Faço teatro até hoje, já me apresentei várias vezes. E sim, eu sou atriz. E gosto. Até demais.
E aí tem uma ruma de coisas que eu gosto e descobri que sempre gostei de fazer. Eu escrevo muito, leio demais, e sempre foi assim. Desde de pequenininha. Mamãe e papai sempre me deram livros e virou paixão ler e escrever, mas eu não sou escritora, eu gosto de escrever. E se aparece um trabalho que eu possa fazer, por quê não?
Com o hábito de escrever, comecei a compor. Também são só melodias, não entendo nada, nada mesmo do instrumental. Adoraria. Componho desde os 8 anos e minhas músicas, no início religiosas, eram cantadas por meus amigos e familiares. Esta aí um caminho bom, que quero continuar também, p'ra ver no que dá. Hoje já tenho mais de 20. E são segredinhos meus. A coisa que eu mais escondo. Escrevendo músicas, preciso cantá-las, ok? Pois bem, compondo desde os 8 e vivendo com uma família formada orgulhosamente por pedreiros, pescadores e músicos, sempre acontecia uma festinha e eu cantava também, por quê não? No teatro, cantei muito também. Ontem, a moça da biblioteca da EBA (Escola de Belas Artes) me encontrou no Bompreço-mautempodeespera, e lembrou da última vez que cantei na EBA. Falou para um rapaz: "essa é a moça do canto bonito". Que bom... Não paguei mico.
Bom, o que eu tenho a dizer a você que se preocupa com isso, é que não perca seu tempo. Eu gosto de tudo que eu me proponho a fazer, se eu não fizer é porque não gosto. As vezes a gente se obriga, mas essas coisas geralmente são mais técnicas do que artísticas. Quando me perguntam eu digo: "Veja bem, eu sou artista plástica e atriz". Mas eu não me tolho, quando a música vem, eu faço, quando quero cantar eu canto, escrever então, nem se fala. Não 'matanu', nem 'robanu', 'tá 'mara'. Aos treze anos eu quis tanto ser DJ... Tinha até pseudônimo: "DJ Dhoca" =) Mas como não sabia o que fazer para ser, esqueci. Quem sabe um dia eu brinque um pouquinho. Não se tolha, não, menino...
Estou resistindo a falar do carnaval, mas eu volto. Volto sim.

Nenhum comentário: